Registo em formato MARC
MFN: 10435
Identificador: 15b5929f-4a4e-4d90-b5ea-173494791647
Formato: UNIMARC
Tipo de documento: BOOK
Criado em: 2023-07-30 15:31:05
Alterado em: 2023-07-30 15:53:23
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003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/porbase/107906
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021   ^aPT^b19851/88
035   ^a(bn)107906
095   ^aPTBN00112109
100   ^a20071026d1988    m  y0pory0103    ba
101 1 ^apor^cfre
102   ^aPT
200 1 ^aPensar a Europa^fEdgar Morin^gtrad. Carlos Santos
210  9^aMem Martins^cEuropa-América^dD.L. 1988
215   ^a169, [1] p.^d21 cm
225 2 ^aEstudos e documentos^v234
304   ^aTít. orig.: Penser l'Europe
330   ^a"A Cultura corresponde ao substracto judaico-cristão-greco-latino; a Civilização corresponde ao humanismo, ao racionalismo, à ciência, à liberdade.No pensamento alemão, Cultura designa a especificidade e a singularidade no seio de uma sociedade, enquanto a Civilização refere-se àquilo que pode ser adquirido e transmitido de uma sociedade à outra. A Cultura desenvolve-se na fidelidade aos seus princípios singulares, a Civilização na acumulação das suas conquistas, em progresso.Temos, portanto, que distinguir a cultura europeia, singular na sua textura judaico-cristã-greco-latina, e a civilização europeia, em que o humanismo, a técnica, a ciência difundiram-se for a da Europa, implantando-se nos contextos culturais doutros povos. Mas o humanismo, o racionalismo, a ciência são, nas suas origens e nos seus primeiros desenvolvimentos, fenómenos específicos da cultura europeia antes de se tornarem fenómenos transmissíveis e universalizáveis de civilização, integráveis em culturas exteriores, que vão elas mesmas ser modificadas pela influência dessa civilização.As duas palavras impuseram-se no fim século XVIII, utilizadas no presente: a civilização opunha-se  a à barbárie, a cultura opunha-se à natureza. Os dois termos começam a ser utilizados também no plural a partir da segunda metade do século XIX, com o reconhecimento da existência de outras culturas e outras civilizações. Do século XIX ao princípio do século XX o pensamento alemão valorizará o termo cultura, que exprime o génio específico de um povo, enquanto o pensamento francês valorizará a palavra civilização, benefício que pode ser expandido a todos os povos porque releva da universalidade da razão."(https://resumos.netsaber.com.br/resumo-111683/pensar-a-europa---cultura-e-civilizacao)
606   ^aHistória^xCivilização^yEuropa^2SIPOR
675   ^a930.85(4)^vBN^zpor
700  1^aMorin,^bEdgar,^f1921-
702  1^913^aSantos,^bCarlos^4730
702  1^aJorge,^bMaria Elisa Pessoa,^f1925-^4550
801  0^aPT^bBN^gRPC
859   ^uhttps://espa.unicard.pt/BiblioNET/Upload/Imagens Capa/IMG_20230730_155045.jpg
997   ^aBIBEOD